Nome:
Local: Niterói, RJ, Brazil

30 abril 2006

Pensamento do Dia

Há duas semanas comecei a faculdade de Direito. E logo de cara já me deparei com algo que, com certeza, vai tirar o meu sono por um bom tempo. Pelo menos até eu achar uma questão que desvie minha atenção disso.
Em uma aula em que discutíamos a função da constituição, foi dito "A constituição existe pra assegurar o direito da maioria.". E foi aí mesmo, nesse exato momento, que minha cabeça começou a girar.
Por que a constituição deve assegurar o direito da maioria? Afinal, a maioria, normalmente, quando bem organizada, assegura seus direitos sozinha, pois ela tem força (uma palavra muito comum no direito). Parece, na minha opinião, que as leis deveriam se voltar para o direito das minoriaS, pois são essas parcelas menores da sociedade que precisam de proteção, uma vez que elas não possuem tanta força política para promover mudanças significativas a seu favor.
Claro que me vem à cabeça a idéia de que as normas protegem a maioria, exatamente, porque ela tem uma grande expressão política, novamente, quando bem organizada. Mas a questão não se trata de capacidade de mobilização social, mas, sim, de diferir o certo do errado (sei que estou entrando em um assunto complicado). A questão está em trazer à tona a justiça; está em proteger o mais fraco, ou melhor, o mais desprovido de armas pra defender seus próprios interesses.
Porém, ainda me resta uma pergunta que não me permite descansar. Quem defenderia essas minorias? Pois sou cético demais pra acreditar na bondade do ser humano, apesar de acreditar em pessoas boas.
Vejo que o altruísmo, principalmente o do coletivo, prefere ficar escondido, enquanto o egoísmo se reproduz. O que será dessas minorias? Elas devem ser esmagadas para que a maioria prevaleça?

11 Comments:

Anonymous Anônimo said...

luuucas,
muito legal o q vc escreveu! nunca tinha parado pra pensar nisso...
e nem sempre a maioria tá certa, né?
bjus

12:30 AM  
Anonymous Anônimo said...

as leis protegem a minoria que tem dinheiro!!!
a maioria, pobre, sem educação, não tem ninguém a seu favor!
tá tudo errado... hehehe
adorei o começo no blog!!! visitarei sempreeeeeeeee
bjinhos,
Lis

12:36 AM  
Blogger Adir Jr. said...

Minino Luke,
sinceramente, naum concordo mto com o q vc disse. Eh verdade q qdo bem organizada, a maioria consegue assegurar os seus direitos...porém, o fato eh q a maioria naum consegue se organizar, ao contrário das minoriaS. O q percebemos na sociedade (em nosso país especealmente) eh q a minoria (ou minorias) detém o poder desde sempre, mesmo na democracia. A maioria eh espectadora. Ela precisa ter seus direitos assegurados.
Mas, tem um problema...qm criou Constituição e tem o poder de modificá-la eh a minoria(s)...
entaum...o direito de qm ela (a Constituição) assegura?...espero q seja o direito dos justos, sendo eles minoria ou maioria...

eu acho q acabei me enrolando um pouco, mas espero q me entenda...

gostei mto dessa ideia d blog...
abraços

1:11 AM  
Anonymous Anônimo said...

bom, na minha opniao inicialmente eh sim u direito da maioria q e defendido ja q sao as necessidades mais visíveis e devido ao numero d atingidos provavelmente a d mais urgência. às minorias se torna necessario lutar por aquilo, mas a partir d momento q e apresentado aquela situacao passa(depois de muito tempo) a constar na constituicao... eh so uma questao de ser mensuravél ou nao

1:38 AM  
Blogger Luke said...

Bom, vou me explicar melhor, pois acho q ñ me fiz entender completamente. Talvez algumas pessoas estejam considerando a aristocracia agro-exportadora como a única minoria existente no país, oq, obviamente, ñ eh verdade. Aliás, foi exatamente por isso q escrevi minoriaSSSS. Talvez estejam esquecendo-se dos índios q vivem diariamente em guerra com garimpeiros, ou dos homossexuais q lutam contra o preconceito, ou dos que vivem abaixo da linha da miséria e de tantas outras minorias q existem e que ñ conseguem (existem exceções) garantir seus direitos porque ñ possuem expressão política suficiente pra isso. Essas minorias eh q deveriam ter seus direitos assegurados e ñ uma minoria rica q, além de controlar a maquina política, controlam os meios de comunicação, direcionando o pensamento do povo de maneira q sempre permaneçam no poder.

2:14 AM  
Anonymous Anônimo said...

oieeeee gostei do blog =)

bem, reflita pelo fato d q as minorias têm dinheiro e a maioria é a q compõe a mazela social
lembre da concentraçao d dinheiro (ou giz q mauro sempre falava) daí dpois vc verá q a lei deve ser feita p/ a maioria pq a minoria tem dinheiro e poder (como status e influências inclusive c/ juízes corruptos) e por tanto jah sao protegidas s/ ao menos se organizarem.... e pense tbm q as corporaçoes principalmente governamentais atuam mtas vezes c/ desrespeito ao cidadao (maioria ja q a minoria tem influências) e mesmo assim esses orgaos publicos tem prioridade se apenas 1 cidadao da maioria ir contra ele.

dpois me manda 1 scrap ou e-mail p/ gnte discutir isso melhor =)
qro ver vc comentando no meu flog tbm heinmmm hihihi

bjoss,
Naty

2:26 PM  
Anonymous Anônimo said...

primeiramente queria parabenizar pela ideia do blog...

pensando sobre o assunto...

tendo em vista q as minorias possuem maior poder politico e economico na sociedade, e as leis sao feitas por essas minorias devemos deduzir q as leis sao favoráveis as minorias q a dominam e não a maioria...

para mudar essas leis precisamos de novos estudantes de direito com ideias semelhantes a essa e q não se deixem levar pelo terror da corrupação q ronda a política atual para q resolvam ou pelo menos melhorem esse pais em q vivemos.

não sei se me entenderam pq nem eu sei se me expressei direito.

abraço

9:13 PM  
Blogger Luke said...

Será q alguém lê esses comments? Pq deixei informações adicionais aki...

11:45 PM  
Anonymous Anônimo said...

lucas,
gostei muito dessa idéia de vcs fazerem esse blog.
é mt interessante ter um lugar p/ vcs exporem as suas opniões.
parabéns pelo blog!!
bjs
=)

4:21 PM  
Anonymous Anônimo said...

só consertanto..
*opiniões

4:24 PM  
Anonymous Anônimo said...

Hum...... eu axo q na faculdade vai aparacer varias kestoes q vao te intrigar,confundir e algumas vc vai ate discordar! Ate mesmo pq justiça no Brasil eh algo bem dificil de acontecer...boa sorte na faculdade menino =]

11:34 PM  

Postar um comentário

<< Home