Nome:
Local: Niterói, RJ, Brazil

18 janeiro 2007

Diálogo de eus

- Tá bom. Eu sei. Mas é difícil pra mim. Eu não sou muito bom com palavras. Por isso eu prefiro só ouvir. Aprendo mais assim.
- Mas aprende pra quê? Ou melhor, será que aprende mesmo? Pense bem. Quando você só ouve o aprendizado é deficiente. É apenas um ponto de vista. Uma única opinião. Não há confronto de idéias. E é justamente nesse confronto, nesse embate, em questionamentos que levam a um aprofundamento do que está sendo debatido que há o aprendizado. E não apenas um aprendizado unilateral, um aprendizado mútuo.
- Ok. Você tá certo.
- Não! Não diga isso. Questione! Utilize-se das palavras! Como você sabe que estou certo? Sou eu dono da verdade por acaso? Duvide!
- Mas eu gostei do você disse. E além disso, eu já disse que não sou bom com palavras.
- Mesmo tendo gostado e concordado tente acrescentar algo. Nada é dito em absoluto e impenetrável ao enriquecimento de palavras alheias.
- Palavras, palavras...Já disse que não sou o melhor amigo delas! Você não me ouviu?! Eu não tenho essa sua facilidade de sair falando e expressando minhas idéias. Simplesmente não sou assim e pronto!
- Bem, você está sendo um pouco contraditório, não acha? Primeiro, diz que concorda quando eu digo que deve falar mais e assim ajudar a construir um diálogo mais rico e elucidativo. Depois, afirma à fortes brados e ênfase homérica que simplesmente não consegue falar "e pronto!". Pra mim, isso não faz o mínino sentido.
- Você não me entende, não é? Tá certo que às vezes até eu mesmo não me entendo, mas o que eu quis dizer é que entendo que devo falar mais sim, pra meu próprio benefício e dos que me cercam também, só que, infelizmente, não sei como fazê-lo. É isso. Simplesmente não sei como, do dia pra noite, começar a falar tudo o que tenho guardado durante todos esses anos. Não sei. Não sei mesmo. Eu espero, sinceramente, um dia ser capaz de tal feito, mas acho que isso denota certo tempo.
- Mas o tempo vai depender de sua iniciativa pra tentar mudar. Agir é necessário.
- Eu sei. Eu sei disso tudo. Você pensa que eu nunca me questionei sobre isso. É difícil mudar.
- Eu sei que é. E, no momento, não há muito mais que eu possa fazer a não ser deixar um conselho: Nem sempre é preciso utilizar-se de palavras para falar. Por ora, tente aprimorar-se nelas, mas jamais se esquecendo de que a boa mensagem se passa em dimensões que abrangem todos os sentidos.

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Caraca, juro q vim aki soh pra te dar um apoio moral, Mais Alto. mas caraca!!!! To "sem palavras". Ficou meio redundante, mas putz... Simplesmente amei... a forma q vc conduziu o texto, o título... q isso... Adir de Moraes!!!! =]
Qnt ao conteudo, achei ateh ironico. Qnd eu te pedi ha muito tempo atras pra vc falar o q vc pensava, dar suas opinioes, expor seu ponto de vista, a maneira q vc via as coisas... eu nao podia imaginar q vc realmente tinha um "bloqueio" com isso. Mas sinceramente juninho, vc nao faz ideia do QUANTO eu queria saber o q passa dentro dessa sua cabeça... Nao faz mesmo!
Nao sei pq vc tem esse "bloqueio", talvez por vergonha ou sei la, ainda nao seja o momento, mas eu sinto q vc tem MUITO a dizer e a acrescentar na minha vida. Pode ter certeza q eu ja peguei minha senha e tô na fila agurdando pacientimente pela nossa tao esperada conversa! ;)
Eu nao disse tudo o q eu queria dizer, mas td bem... ta bom por aki. Espero q vc consiga vencer seus conflitos internos e se libertar do q te prende!
Fala Juninho, fala sim! Supera essa sua insegurança...
te amo, mais alto! =*

3:33 AM  
Blogger Luke said...

Pow! Só agora tive tempo e a ferramenta necessários pra comentar...
Como a larissa disse, um tanto pessoal, ñ?! Concordo q vc é indecifrável e confesso q já me utilizei de minhas inúmeras técnicas de observação e nada. Nem um pensamento q possa t definir; nem uma atitude q possa expressar quem é vc...
E, qto à parte em que fala sobre mudar, todos falam q é difícil mudar. Mas o q pensei ao terminar de ler o texto é como algo pode ser tão difícil, se o fazemos todos os dias, todas as horas?
O difícil, talvez, ñ seja mudar, mas, sim, ter vontade de o fazer... ;)
Abraço!

3:30 PM  
Blogger Luke said...

ESCOLHAS
Coming Soon

3:32 PM  

Postar um comentário

<< Home