Nome:
Local: Niterói, RJ, Brazil

03 maio 2006

Petróleo e gás

Eu ia começar minhas atividades aqui nesse blog (soou legal isso...gostei!) com o que eu ia chamar de meio reflexão, meio desabafo, meio um conselho (???), mas fui obrigado a deixar isso parar uma outra ocasião. Hoje, vou falar de assunto que já vem mexendo comigo desde que começou a aparecer nos jornais: a nacionalização das reservas de petróleo e gás bolivianos.
Na verdade, como eu já disse (escrevi), eu não tinha a intenção de abordar esse assunto nesse dado momento (caramba, estou bastante erudito hoje...); porém, um pouco antes de começar a escrever eu estava assistindo ao nosso querido Jornal Nacional e me deparei com mais algumas notícias sobre isso.
Bem, antes de tudo eu tenho que dizer que SIM, eu concordo com o que o presidente Evo Morales está fazendo. Aliás, eu acho que o Brasil deveria seguir o exemplo dele. O petróleo e o gás são bolivianos, pertencem ao povo boliviano. Mas, é claro que a Petrobrás também não pode ser expulsa assim. Há um contrato, que deve ser no mínimo revisto e, se for realmente necessário que a empresa encerre suas atividades naquele país, que seja a longo prazo.
O fato que eu realmente queria citar aqui é como vem se comportando o presidente Lula diante disso tudo. A verdade é que eu estou gostando. Assim como eu, ele entende o que Morales está fazendo, reivindicando o que é do povo. Lula disse algo que particularmente achei muito interessante. Ele disse que na reunião de amanhã os países devem chegar a um acordo democrático, não podemos simplesmente impor nossos interesses. E eu digo que ele está totalmente certo, pois assim estaríamos nos tornando os imperialistas que tanto criticamos.
A senhorita Rice lá disse que medidas duras devem ser tomadas. Nós não queremos nos tornar como eles, queremos?
Alguns chamam a atitude de Morales de populista, eu chamo de nacionalista.
É isso...espero que me entendam.
Qualquer coisa comentem.

p.s.:Esqueci de falar que Lula também disse que foi um erro estratégico o Brasil ter se tornado dependente do gás boliviano, o que é verdade.

p.s.:2Brasil. Ame-o; não deixe-o. (uma frase que eu ia escrever hoje)

5 Comments:

Anonymous Anônimo said...

opa...
muito boa a idéia do texto
queria dizer q está completo de razão. Tb assisti a declaração do presidente Lula e concordei com o mesmo. O povo boliviano está vivendo em plena miséria e precisa de alguém que lute por eles. Evo Morales qndo estava se candidatando prometeu e está tentando cumprir suas promessas que entre elas é estatização das empresas de Gás e Petróleo.
Os bolivianos merecem mais respeito. Não devemos apenas pensar nos nossos interesses.
Acredito que o Brasil não será tão prejudicado com novos acordos que devem ser feitos, pois o proprio presidente da Bolivia declarou q o maior problema dele não é com o Brasil.
Outra coisa que queria destacar é a ênfase que a mídia(GLOBO) está fazendo para que nosso país devenda seus interesses de forma mais dura e não tentando acordos como é mais comum numa democracia em que vivemos.

escrevi rapido, espero que entendam

9:35 PM  
Anonymous Anônimo said...

Eu estou orgulhoso do que você escreveu...

enfim alguém que pensa extamente como eu...

exelente os 3 textos escritos aqui...

e a proposta d'eu entrar pro blog?

tá de pé?

t+

Lucas castelo branco

6:06 PM  
Blogger Luke said...

Estou um pouco sem tempo pra escrever, mas vamos lá.
Realmente, concordo que o presidente Evo Morales está coberto de razão ao querer defender o que é de seu país e de seu povo. Contudo, me recuso a admitir que foi interessante para o Brasil.
Acho que está mais do que na hora de começarmos a agir como um país capitalista. A Colômbia agiu de maneira arbitrária e quebrou contratos firmados entre as duas nações e , portanto, cabe ao nosso país a aplicação de uma sanção, não para destruir a relação entre os dois, mas para mostrar que o Brasil é um país sério. Afinal, vivemos numa época em que a imagem é muito importante e que pode definir a quantidade de investimentos feitos no país.

8:15 PM  
Anonymous Anônimo said...

mto bom =)
nada d bom é conseguido c/ imposiçoes, e concordo c/ o acordo. alem disso,li q existem clausulas dele q podem ser exploradas pela petrobras, jah q nao foram mto bem formuladas. espero q consigamos, nao por causa da petrobras, mas pelo bolso hihihi
concordo c/ vc e c/ o lula , porém surge a importante pergunta : o q fazer p/ remediar esse erro estratégico (estratégico??isso me remete as conspiraçoes =P)do Brasil ter se tornado dependente do gás boliviano??

12:55 PM  
Anonymous Anônimo said...

Assino em baixo cada linha que vc escreveu, Juninho! Eu tbm vi isso no JN, e penso exatamente como vc!!!
Adorei o Blog! O Visual tah SHOW!
Bjs! =***
Larissa Onofre

7:51 PM  

Postar um comentário

<< Home