Nome:
Local: Niterói, RJ, Brazil

11 maio 2006

Liberdade de Imprensa

Realmente fico perplexo quando vejo notícias como a publicada pelo jornal O Globo no dia 1º de maio em relação ao presidente dos EUA, George W. Bush.
Lembro-me bem do escarcéu provocado por um jornalista americano ao publicar uma reportagem alegando que o presidente Luís Inácio Lula da Silva gostava de beber, e do escarcéu maior ainda provocado pela imprensa que era contra uma retaliação por parte do governo brasileiro, baseada nos princípios de Liberdade de Imprensa.
Contudo, ao ler a matéria referida, cujo conteúdo informava, entre outros fatores, que o governo dos Estados Unidos da América iria abrir processos criminais, baseando-se em leis de espionagem, contra repórteres que conseguissem informações secretas, um sentimento de justiça subiu, imediatamente, à minha cabeça.
Por que a imprensa mundial não se manifestou revoltosamente, como no passado, contra essa medida que fere a tão defendida Liberdade de Imprensa? É absolutamente incrível como os países dominantes agem. Informações, talvez não tão confidenciais, mas, do mesmo modo, importantíssimas para a credibilidade do chefe do Estado brasileiro, podem, e devem, ser publicadas, enquanto que informações confidenciais sobre o Estado americano devem, em todos os casos, ser mantidas no mais absoluto sigilo.
Um fato que se pretende manter secreto deve ser protegido, principalmente, evitando-se o conhecimento de sua existência e, não, tornando seu conhecimento um crime.
Esse fato nada mais é do que uma demonstração clara do quanto nosso país e, principalmente, nosso povo são subjugados pelos interesses imperialistas do capital estrangeiro.
Talvez eu esteja lendo jornais demais. Mas, pelo menos, estou dando liberdade à minha imprensa.

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Essas histórias de diferenças entre Brasil e países ricos, EUA no caso, é mto complexa. Ao mesmo tempo q, na minha opnião, o Brasil tem sempre q tentar se superar e conseguir ser mais influente em relação a outros países, não adianta fazer comparações entre países incomparáveis. Os EUA tem muito mais dinheiro q a gente, nunca vamos ter a mesma influência mundial q eles têm com nossa condição financeira. Leis q eles formulem são muito melhor aceitas. Até pelo nacionalismo do povo norte americano, é muito difícil para um americano assimuir um erro d seu governo. Nacionalismo q aqui no Brasil, graças a Deus, está crescendo a cada dia. Não para não assumirmos os erros do governo, até pq ultimamente isso por aqui é impossível, mas pq um patriotismo moderado é sempre bom!

11:07 PM  
Anonymous Anônimo said...

Oi Lucas!
O que mais me deixa triste é que pokas pessoas vao ver essa reportagem e pensar dessa forma, e associar ao caso do Brasil.Fiko feliz ao ler aki suas indignações,é um começo,é uma forma de abrir os olhos pouco a pouco das pessoas.
beijos,amigo!
E chega de minhas revoltas por hj!auhauhhaua =P

1:17 AM  

Postar um comentário

<< Home