Nome:
Local: Niterói, RJ, Brazil

15 abril 2010

Que droga! ou Água mole em pedra dura* (RIP)**

Ia postar um texto sobre a chuva e a tragédia e tudo o mais que aconteceu no Rio e em Niterói semana passada. Só que, depois que já havia escrito tudinho, bonitinho, legalzinho, cliquei na paradinha de atualização e, tcharam, deu ruim! "Calma, deve estar salvo no rascunho." - inocentemente me iludi. Não estava nada! Ok, estava o primeiro parágrafo. Que beleza...

Moral da estória: estou um tanto quanto revoltado. E o pior é que tinha gostado do texto. E o mais pior ainda (redundância necessária) é que jamais vou conseguir reescrevê-lo! Por mais que eu faça um texto melhor, eu não vou achar melhor. Não tem como. Por mais que eu ganhe um Pulitzer com ele, ainda assim será infinitamente pior que o original pra mim. E ninguém vai poder me contestar, porque o original NÃO EXISTE MAIS!!! Simplesmente desapareceu da face da terra. Não deixou vestígios. Tá bom, deixou o primeiro parágrafo. Legal... ¬¬

Se tivesse desaparecido por completo seria melhor. Não ficaria encarando-o e tentando sugar do fundo de meu córtex cerebral (esta frase não deve fazer o menor sentido) as mesmíssimas palavras que usei pra construir aquele texto que tanto me trouxe paz e alento em sua tão breve existência. Pois é, a raiva e a decepção se tornaram em tristeza. Vou chorar e já volto...

Voltei. E, quer saber? Que se dane! Não queria postar aquele texto mesmo. Devia estar ridículo. E é bem possível que eu sofresse críticas e agressões verbais de boa parte de meus mulhões de leitores. É que eu repartia a culpa da tragédia dos deslizamentos com os moradores das favelas. Não sei porque eles se eximem de toda a culpa se eles sabem que moram em local de risco. Concordo que muitos não têm condição de morar em outro lugar, mas quando alguns têm a oportunidade de se mudar não o fazem. A culpa também é dos que criticam as medidas de contenção da ocupação desordenada, a saber, os muros em torno das favelas e a remoção de moradores. A culpa também é minha que não fiz nada pra mudar alguma coisa. A culpa é do governo, obviamente. E a culpa é do sistema; o capitalista.

Não estou culpando os moradores de favelas pelas mortes (eu explicava melhor no outro texto), só estou dizendo que eles sabem que moram em locais de alto risco. Eu me solidarizo com os que estão sofrendo tanto. Não imagino a dor que estejam passando e espero que esta tragédia jamais se repita. Só que eu não sei melhor solução para isto do que a remoção de moradores das áreas de risco. Por isso, não a entendo a seguinte declaração do Comitê de Mobilização e Solidariedade das Favelas de Niterói: "Nossa dor está sendo usada para legitimar os projetos de remoção e retirar o nosso direito à cidade."

Se você tem alguma solução melhor, por favor me avise.



*Título do outrora texto.

**Rest in peace (descanse em paz)

1 Comments:

Blogger Lucas Saldanha said...

Sei como é perder todo o texto por causa desses bugs que ninguém sabe explicar...
Mas de qualquer forma a crítica ficou muito boa! Um abração!
ps.: ainda quero sua ajuda com o Perdoados!

2:43 PM  

Postar um comentário

<< Home