Nome:
Local: Niterói, RJ, Brazil

07 outubro 2009

Nós somos o bigode

Eu sei que a modinha de falar do Sarney já passou, mas eu não ligo. Até porque este não é um texto que trata exatamente dele. É sobre nós, o povo brasileiro, porque nós somos o bigode. Discorda?

Vivemos sob um regime político democrático, certo? - Tá bom, não exatamente no sentido etimológico da palavra, "poder do povo", mas porque a gente não quer mesmo (calma, já chego lá). Então, vivemos numa democracia. Nós elegemos aqueles que devem nos representar nas câmaras, congresso e afins. Nós, o povo, escolhemos aqueles que, dentre nós, consideramos qualificados para representar nossas ideias e interesses no debate governamental. No caminhar do Estado. Nós, sim, eu e você, escolhemos as pessoas que se reúnem para propor e consolidar as diretrizes e parâmetros do desenrolar de nosso país. É, eu, você e eles. Mas, você brada enraivecido: "E NUNCA VOTEI NO SARNEY!!! EU NÃO VOTO EM BANDIDO!!!" Ou vocifera, como se fosse o detentor da mais pura razão: "EU VOTO NULO!!! SÓ TEM POLÍTICO LADRÃO NESTE PAÍS DE M*!!!" É, ainda assim eu repito, nós somos o bigode.

Quer saber, não há idiotice política maior do que o voto nulo. É um tiro no pé. Só fortalece a corja política que bebe do voto de cabresto, assistencialista e ignorante. Viu? Você votou em algum Sarney.

Mas, não é só por isso que nós somos o bigode. A verdade - e é muito triste dizer isto - é que a representação polítca brasileira nada mais é do que a representação em escala reduzida do povo brasileiro. Nós, o povo. Se você discorda disto e puder me provar que estou errado, eu agradeço imensamente. Porém, é o que vejo. E é uma visão que se fortalece diariamente. O egoísmo e a ignorância da gente, do mais pobre ao mais rico, nos faz votar naquele que apresenta o melhor projeto para nós. Quem se importa com o que é melhor para o povo como um todo? Nós queremos saber é quem vai aumentar nossos salários, pavimentar a rua em que moramos, colocar um policial em nossa porta, derrubar a favela em frente a nossa janela. Nós queremos o nosso e votamos por nós. Eu, você e eles somos estúpidos porque se elegemos alguém que nos dá um emprego, não estamos nem aí se ele desvia um pouco de verba, principalmente se for pra pagar o churrasco do fim de semana. Nós somos o bigode e o bigode está feliz da vida.

Infelizmente, não vejo um futuro promissor para a política brasileira, pois é uma questão cultural. Nós infrigimos leis como fumantes que jogam guimbas de cigarro no chão. Nós não temos respeito. Somos assim porque assim nos convém. É muito mais fácil.

Agora, por favor, perdoe-me se você não é como eu disse. Peço mil desculpas se você respeita o próximo, se não tolera o descumprimento das leis, se anseia por um país mais justo, igualitário, sério e desenvolvido, mesmo que isto incorra em sacrifícios de sua parte. Se este é o verdadeiro você, peço, encarecidamente, que raspe seu bigode e mostre a sua cara nas próximas eleições.

2 Comments:

Anonymous Aninha said...

eu aplaudo de pé.

6:09 PM  
Blogger Renan Paganotti said...

adorei esses poemas!!!

2:59 PM  

Postar um comentário

<< Home