Nome:
Local: Niterói, RJ, Brazil

19 maio 2006

O fim do silêncio

A trégua (desculpa que eu inventei pra ter ficado tanto tempo sem postar...) acabou. Agora já era. Vou falar mesmo. Quem tiver ouvidos ouça. (ou quem tiver olhos leia [se souber ler]) Agora a casa cai. Não tem mais volta. É isso aí ("um vendedor de flores...").
É...não tenta me entender não. Eu sou meio retardado e acabei me empolgando.
Tá, agora chega disso e vamos ao que interessa.
Hoje, resolvi dar uma aula de política. (falou o entendido do assunto...[em tom sarcástico]) Na verdade, vou falar sobre a estrutura política do Brasil. Não que eu seja um "expert" no assunto, mas tudo que virá a seguir é fruto do que vejo e ouço.
Eu chamo de pseudo-democracia o que vivemos hoje no Brasil. Simplismente, pelo fato de o poder não estar realmente nas mãos do povo (pelo menos não na prática). Então você me diz:"Nós votamos. Somos nós que colocamos eles lá." E eu respondo: "Eles", principalmente vereadores, deputados e senadores (o poder legislativo), realmente te repesentam "lá"? A verdade é que quem realmente (a repetição é necessária) manda em nosso país são "eles".
O regime presidencialista brasileiro (talvez eu esteja falando besteira) é muito fraco. É todo errado (ao meu ver). Muita gente vota para presidente, governador e prefeito achando que eles terão todo o poder pra mudar o que tiverem que mudar. Mas, eles não têm esse poder. Eles não têm quase poder nenhum se não tiverem maioria na câmara. Por isso todo esse jogo político. Por isso "mensalões". E por isso que eu digo que o Brasil não tem três poderes, tem dois: o legislativo e o judiciário.
Talvez (eu disse Talvez) nosso país fosso um pouco melhor se vivêssemos num sistema político como o americano, no qual o poder executivo realmente tem poder, ou um parlamentarismo, que é o que, praticamente, vivemos.
Com isso, eu te peço que nas próximas eleições pense muito bem antes de votar em "eles". "Eles" te representam "lá". É sempre bom ser representado por alguém de confiança e que pense como você.
Pense bem.
Eu sei que devo ter escrito alguma besteira ou coisa errada, mas acho que deu pra passar a mensagem.
Mude o Brasil. Exija que a verdadeira democracia seja exercida. É isso aí.
E tenho dito.
Deus te abençoe...

1 Comments:

Blogger Luke said...

Bom, msm sem internet e um tanto quanto atrasado, vou comentar.
Primeiro, não acredito que vivamos em uma democracia. Aliás, acho impossível a aplicação dessa forma de organização política, uma vez que sempre alguém não vai mandar. Não há como a "demo" toda escolher alguma coisa, o máximo que iremos conseguir é a democracia participativa, recaindo então no meu segundo ponto.
As pessoas não devem somente votar em alguém que tenha ótimas intenções que prometa mudar o mundo. Elas devem é ir lá na Camara dos Deputados, dos Vereadores e do Diabo a quatro pra exigir que seus candidatos cumpram suas promessas. Chega dessa teoria idiota d que todos mandam, porque isso é uma mentira e sempre será. Sempre haverá alguém querendo estar acima do outro. O único jeito de mudar essa situação é implementando uma anarquia, o que, obviamente, seria o caos.
Lucas

5:15 PM  

Postar um comentário

<< Home