Nome:
Local: Niterói, RJ, Brazil

24 maio 2006

Do medo

Dizem que o amor move o mundo. Isso é verdade. Mas, ele não faz isso sozinho. Muito do que acontece se deve, em grande parte, ao medo.
Temos medo do desconhecido, daquilo que não podemos ver, tocar, analisar; daquilo que não conseguimos compreender. Temos medo de tentar coisas novas, simplesmente por desconhecer as conseqüências de tais atos. Já ouvi dizerem uma vez: “Por temer que algo ruim acontecesse, perdi boa parte de minha vida.”
O medo confunde as pessoas. O medo as torna violentas.O medo as paralisa.
Tememos tudo que é diferente, mas o grande medo dos homens é mesmo a morte, a maior de todas as incógnitas. Tememos a morte porque não conseguimos entendê-la; não conseguimos defini-la. Quase todos os tipos de medo convergem neste, que pode ser definido como a “raiz de todos os medos”. O medo de altura, por exemplo, é nada mais do que o medo de morrer ao cair de um lugar alto. O medo de aranhas, a famosa aracnofobia, não é nada além do medo de encontrar a morte através da picada de uma destas. E, até o famoso medo do escuro, não é o medo de ser atacado por algo desconhecido, podendo assim ser morto?
Muitos de nós tememos a morte. Poucos são aqueles que não a temem. E estes podem ser divididos em dois grupos...
Alguns não têm medo de morrer por terem plena consciência do que os aguarda; porque encontraram em algum lugar (ou em alguém), a esperança e a certeza de algo bom e melhor na morte. Para estes, a morte já não é mais desconhecida.
A outra parte daqueles que não temem a morte, se encontra exatamente oposta ao primeiro grupo. Para estes, já não há mais esperança, os dias são sempre os mesmos, não há brilho no Sol, a Lua não tem cor, as estrelas se calaram, o ar é mais pesado; a vida perdeu a graça, o calor, a vida... só há frio e dor, às vezes nem isso, apenas um imenso vazio, que parece impreenchível... Para estes, a morte é um alívio.
Mas, não pretendo me aprofundar no assunto morte, o medo é a tônica aqui.
O medo afeta a todos e não há como escapar. É preciso aprender a lidar com ele.
Não deixa o medo te dominar, domine-o.
Há muito ainda para ser dito sobre esse assunto. Por hora é só.

Is 41:10

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

po gostei muito do texto
eh verdade que sentimos muito medo de várias coisas e não sabemos muitas vezes lidar com ele.

alem de muitas vezes omitirmos ao invés de enfrenta-lo.

todo mundo fala " eu naum tenho medo" , mas eh da boca pra fora... pois na maoria das vezes essas pessoas sao as q sentem mais medo e naum asumem.

enfrente o seu!

abraços

1:32 PM  

Postar um comentário

<< Home