Nome:
Local: Niterói, RJ, Brazil

30 maio 2009

Do que somos feitos?

Nós somos pessoas ridículas! Temos o preconceito arraigado em nossas entranhas. Todo tipo de preconceito: racial (quem foi o infeliz que inventou que há raças de seres humanos?), sexual, religioso, social, econômico, político, ideológico, físico, geográfico, temporal (inventei esse) e quantos outros mais existirem. Somos falhos porque segregamos com muito mais facilidade do que acolhemos. É impressionante a naturalidade com que criticamos o próximo ou o nem tão próximo assim. Isso é tão triste. Se tornou algo tão normal falar mal dos outros. É a banalidade do preconceito. Porque preconceito não é só contra negros e gays, é qualquer ataque físico ou verbal, por mais inofensivo que pareça, a qualquer pessoa, por qualquer motivo. Preconceito é julgamento precipitado. E quem é você que julga a outrem? O que faz de você uma pessoa melhor? O que o coloca em um patamar superior? Não somos todos iguais perante Deus? E se você não crê Nele, não somos todos iguais perante a lei? Tente se conhecer primeiro. Se você se importa com os erros dos outros, tente corrigir os seus primeiros. Tente calar seus olhos. Ouça a si mesmo.    
E você, cristão? O seu preconceito é o mais nojento! Não tem lido a Blíblia? Não se lembra das palvras de Jesus? "Ame ao teu próximo como a ti mesmo!" Você se prende ao pecado e se esquece da alma. Um homossexual não deve ser humilhado. Uma prostituta não deve ser condenada. Você realmente leu os evangelhos? Não se deve segregar pessoas, deve-se acolhê-las. Jesus as acolheu. Ele se cercou de gente perdida, não para lhes camuflar os erros, mas para ensiná-las o caminho correto. Você, cristão, que afasta pessoas, que julga, que se acha superior por conhecer a Verdade, você não é cristão! Você não entendeu o que é ser cristão. Cristianismo é, acima de tudo, amor. É amar bons e maus, é respeitar diferenças, é apontar erros com respeito, é acolher, é amar o pecador, pois afinal, somos todos pecadores. Mas, por favor, não me entenda mal. Não estou dizendo que tudo é valido, que é oba oba. Você conhece as Leis de Deus, siga-as, mas não deixe-se levar pela vaidade espiritual. Se há pessoas perdidas a sua volta, cristãs ou não, não as condene à morte eterna. Você não tem poder pra isso. Em vez de julgá-las, abraçe-as e ensine. Odeie o pecado, mas ame o pecador. Se o mundo parece podre a seus olhos, se os homens parecem perdidos num caminho sem volta, se você perdeu a esperança na humanidade, olhe para sua vida. Você tem vivido o evangelho? Sua vida reflete seu discurso? Quem é você, afinal?  
Não sei se consegui dizer tudo o que queria; se me expressei bem. Perdoe-me qualquer confusão. Este é só o desabafo de uma alma comum que reconhece a própria luta contra si mesmo. 

1 Comments:

Blogger Daniel said...

Faço minhas as suas palavras, meu amigo. Até o fim.

12:39 AM  

Postar um comentário

<< Home